sábado, 31 de maio de 2014

Lanterna LED de bolso

Nesse post eu venho mostrar como eu fiz a lanterna com o circuito joule thief, que foi explicado em um post anterior.
Na verdade essa é a segunda lanterna, a primeira foi apenas um teste. Nessa eu reduzi o circuito e isolei melhor os componentes. A baixo segue todo o processo.


Eu usei a carcaça de um pincel para quadro branco, que cabe pilhas AA e AAA, o LED de 10mm cabe perfeitamente na tampa. Só precisei cortar a ponta do pincel para acomodar o LED.


Esse foi o circuito que eu usei, da para fazer algumas modificações afim de obter tensões maiores ou outras frequências. É possível usar um potenciômetro no lugar do resistor. Para de obter maiores tesões basta aumentar o número de voltas no secundário.
No circuito para o LED Branco de ~3v pode ser usado um resistor de 300-450Ω. No que eu fiz usei um transistor NPN e um resistor SMD.


Eu usei um indutor cilíndrico, mas pode ser usado um toroide ou em outro formato. Como os componentes são bem pequenos e delicados eu soldei os dois entre os pinos do indutor e isolei tudo com silicone. Desgastei levemente a parte de cima das molas que estarão em contato com a pilha.


Depois é só soldar os fios e o LED no cicuito. Para o botão eu usei um com auto travamento (self locking switch), foi o mais difícil de achar.


É uma lanterna de bolso para serviços pequenos.


Parte da teoria e ideias vieram dos vídeos do canal TinselKoala, ele faz vídeos muito bons, vale a pena conferir. Qualquer dúvida ou sugestão deixa seu comentário.

Post Sobre Joule Thief
Canal TinselKoala

Nenhum comentário:

Postar um comentário