quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Circuito Joule Thief

   Um ladrão joule é um intensificador auto-oscilante de tensão, é pequeno, de baixo custo e de fácil construção, normalmente utilizado para a condução de pequnas cargas. O termo é um trocadilho com a expressão "ladrão de jóias" (jewel thief).
   Ele pode aproveitar quase toda a energia de uma bateria, mesmo muito abaixo da tensão em que outros circuitos considerariam a bateria descarregada. A tensão de saída é aumentada à custa de maior consumo de corrente na entrada. Daí o nome sugere a noção de que o circuito está roubando energia ou "joules" da fonte.


Exemplo de um circuito Joule Thief, com uma pilha,
um LED vermelho de aprox. 1,9v, um transistor
PN2222A e um resistor de 1k ohm.

Eu eu fiz um circuito Joule Thief para ligar 7 LEDs em série. Usei uma tensão de 5v de uma fonte de computador, que é a fonte que eu uso para fazer quase todos os meus circuitos. Esse circuito foi só um teste, pois pretendo fazer uma pequena lanterna com um led branco de 10mm e uma pilha. Encontrei um pouco de dificuldade para fazer a bobina de ferrite, pois a primeira que eu usei tinha poucas voltas, então fiz uma com maior nº de voltas e com um fio mais fino. As adaptações ficam por conta da sua aplicação.





Esse é o modelo do cicuito que eu usei.


Vou deixar o video do meu circuito funcionando, qualquer dúvida ou sugestão deixa seu comentário.





Fonte: Wikipedia

Um comentário: